Festival Internacional de Teatro Estudantil – FITE

I Festival Internacional de Teatro Estudantil

PROGRAMAÇÃO AÇÕES FORMATIVAS

FITE

Ações Formativas

PROGRAMAÇÃO

Programação Completa

Workshops

sempre na Sala Álvaro Moreyra, das 9h às 11h30.

Inscrições Gratuitas*

*os selecionados serão divulgados no blog festivalfite.wordpress.com

Inscrições: 

de 10 a 20 de agosto.

Clique  aqui  para se inscrever nos workshops

Dia 28/08

OLHARES CRUZADOS 

com Luciane Panisson

Oficina prático-teórica que abordará os desdobramentos da disciplina de Artes Cênicas no âmbito escolar, destinada à arte-educadores e professores que proporcionam a experiência teatral em sua prática pedagógica. Os alunos deverão ir com roupa confortável e levar bloco para anotação.

Luciane é graduada pela UFGRS em Licenciatura em Artes Cênicas e formada em Ballet Clássico pela Capézio Passo Fundo/RS, ministra aulas no currículo escolar da rede pública e privada, atua como diretora e atriz em performances, eventos e espetáculos teatrais.

Público Alvo: educadores de teatro

Vagas: 30

Dia 29/08

COMPOSIÇÃO EM TEATRO: TEMPO-ESPAÇO DE CONVÍVIO E CRIAÇÃO 

com Priscila Morais

A partir da noção de composição, a oficina buscará explorar outras possibilidades de comunicação, que vão além da fala. Vivenciando o teatro a partir de uma de suas características mais potentes: o estar em grupo.

Priscila é Professora de Teatro, graduanda no curso de licenciatura em Teatro da UFRGS. Vem desenvolvendo diversos trabalhos em Teatro, Educação e Performance. Participando de diferentes projetos na área e atuando em espetáculos de teatro, como diretora e produtora.

Público Alvo: a partir dos 14 anos

Vagas: 25

Dia 30/08

NOÇÕES BÁSICAS DE ACROBACIAS DE SOLO 

com Nanci Cravinha

A oficina trabalhará noções básicas de acrobacia de solo individual e em duplas. É importante que os participantes venham com roupas confortáveis, apropriadas para prática de exercícios acrobáticos.

Nanci é formada pela Escola Nacional de Circo (RJ), onde desenvolveu técnicas de trapézio simples, trapézio de ponto único, tecido e contorção. Desenvolveu trabalho em circos tradicionais no Rio de Janeiro e participou do Festival de Circo de Campo Mourão do Paraná. Ministrou oficinas de arte circense no interior do Pará em Gurupa. Atualmente reside em Porto Alegre e trabalha como  educadora social no projeto do Circo da Cultura.

Público Alvo: dos 06 aos 14 anos

Vagas: 15

Dia 31/08

FAZ-DE-CONTA QUE SOMOS ARTISTAS 

com Sérgio  Lulkin

A oficina aborda aspectos conceituais do teatro e a sua relação com a pedagogia; propõe, também, a prática com jogos dramáticos, oferecendo aos professores  uma experimentação criativa.

O aluno deverá trazer três limões e panos: lençóis, cangas, restos de estofamento de sofás, cortinas velhas, tecidos leves e pesados, delicados ou rústicos, opacos e brilhosos, etc.  Não devem ser muito pequenos, como um cachecol, devem poder cobrir o corpo da pessoa, como um vestido ou uma capa. Os tecidos não serão cortados ou rasgados. Esse material servirá para contar histórias improvisadas.

Sérgio foi ator do grupo TEAR, de Porto Alegre, entre 1980 e 2002, sob a direção de Maria Helena Lopes.  Desde 1993 é professor de teatro na Faculdade de Educação da UFRGS, onde atua na formação de professores do Ensino Fundamental e orienta estágios para a Licenciatura em Teatro. Coordena ações de extensão em Cultura, Arte e Educação de Surdos. A partir de 2007 integra o Grupo de Estudos em Teatro, Educação e Performance – GETEPE, na UFRGS.

Público Alvo: Educadores de todas as áreas

Vagas: 30

Dia 01/09 

DANÇA CONTEMPORÂNEA 

com  Luciana Hoppe

Rolar, correr, saltar, aprender a dançar brincando. Brincar é ser criativo. A diversão faz parte da dança. A oficina trata-se de ativar a criatividade aliada ao conhecimento corporal. Entendendo que cada idade tem suas descobertas e peculiaridades no desenvolvimento corpóreo, a dança se insere aí.

Luciana é formada em psicologia pela Universidade de Santa Cruz e graduada em dança pela UERGS. Diretora do espetáculo “Solo em Água Fervente” ganhador do Açorianos de Dança 2011 como Melhor Espetáculo, Melhor Bailarina, Mlehor Iluminação e Melhor Cenografia. Diretora do Espetáculo “Uma Fada no Freezer”.

Público Alvo: alunos do ensino fundamental e médio

Vagas: 20

______________________________________________________________________

OFICINA 

A CINÉTICA DO INVISÍVEL 

com Matteo Bonfitto

de 29/08 à 01/09

quarta, quinta, sexta, sábado e domingo das 9h às 12h30

Teatro Renascença 

Inscrições Gratuitas*

É necessário o envio de currículo e carta de intenção

*os selecionados serão divulgados no blog festivalfite.wordpress.com

Inscrições: 

de 10 a 20 de agosto.

Clique aqui para se inscrever

A oficina envereda pela trilha aberta por Peter Brook e seus atores, em que o teatro se propõe a envolver o espectador em estados e espaços cênicos, nos quais os territórios das sensações e relações humanas do cotidiano se confundem com os espaços das vivências dramáticas como performação expressiva e representativa. Nessa caminhada, ao mesmo tempo exploratória e incorporadora, a arte teatral trabalha, a cada espetáculo, as forças orgânicas à existência corporal, mental e espiritual do homem, remontando, inclusive, às da ancestralidade no plano dos psiquismos e das projeções místicas, para chegar, pela abdução estética, ao que chama de cinética do invisível.

Público alvo: universitários de artes cênicas, atores e bailarinos

______________________________________________________________________________

PALESTRA  

A CINÉTICA DO INVISÍVEL

com Matteo Bonfitto

Dia 29/08 

quarta às 19h30

Local: FACED/UFRGS – Sala 608 

Não é necessário inscrição

Matteo cursou a Escola de Arte Dramática da USP e o DAMS – Departamento
de Arte, Música e Espetáculo – Università degli Studi di Bologna – Itália. É Mestre
em Artes pela ECA-USP e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London –
Inglaterra. Além do trabalho artístico no teatro profissional, apresentado no Brasil e
no exterior, é professor do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Tem vasta
experiência na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação
do ator-performer. Publicou inúmeros artigos sobre esse tema, bem como os livros “O
Ator Compositor” (Perspectiva, 2002) e “A Cinética do Invisível” (Perspectiva, 2009).
Desenvolveu recentemente pesquisas junto ao The Graduate Center – CUNY, New
York City, e Freie Universität, Berlim. É um dos fundadores do Performa Teatro –
Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

ENTRADA FRANCA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

27 de agosto de 2012
O grande dia chegou.

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: