Festival Internacional de Teatro Estudantil – FITE

I Festival Internacional de Teatro Estudantil

Inscreva-se!

Inscrições Encerradas

Conheça o regulamento:

1. DO OBJETO

1.1 O Festival Internacional de Teatro Estudantil (FITE), tem como principal objetivo estimular, qualificar e fomentar as produções no campo das artes da cena no meio estudantil. O FITE pretende ser um espaço no qual estudantes e professores relacionam-se com diversidade de manifestações artísticas, por essa razão a Comissão Organizadora optou pelo carácter NÃO competitivo, enfatizando, além das apresentações de espetáculos, performances e esquetes, as ações formativas e de intercâmbio entre os participantes.


2. INSCRIÇÕES

2.1 Poderão inscrever-se no FITE grupos ligados a instituições de ensino, sejam elas escolas regulares ou não. Todos os integrantes do grupo devem ter ligação com a instituição. É permitida a participação de integrantes formados há um ano que ainda integrem o grupo.

2.2 As inscrições serão realizadas por meio do Formulário Eletrônico. Os grupos deverão enviar todo material (fotos, cartazes, links de vídeos) que julguem necessário para uma boa apreciação da curadoria, para o e-mail contatofite@gmail.com.

2.3 O formulário eletrônico consta também no seguinte endereço:

https://festivalfite.wordpress.com, na aba “Inscreva-se”.

2.4 Os grupos deverão inscrever-se em uma das duas categorias:

Teatro na Escola (grupos oriundos de escolas de ensino regular, subdivido em: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Graduação, salvo os cursos de Habilitação em Teatro)

Escola de Teatro (grupos de instituições específicas de ensino de teatro, tais como: graduações em Teatro, Espaços de Oficinas, Escolas de Artes, Projetos Sociais entre outros).


2.5 Cada instituição poderá inscrever até quatro trabalhos.

2.6 As inscrições encerram no dia 30 de junho.

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Os grupos selecionados deverão enviar à Coordenação de Artes Cênicas (Av. Érico Veríssimo, 307- Bairro Menino Deus – Porto Alegre/RS Brasil CEP: 90160-181) os seguintes documentos até dez dias úteis após a publicação do resultado:

  • declaração de que as obras (textos, imagens, músicas, etc…)usadas pelos grupos tem fim exclusivamente pedagógico;
  • declaração de ciência da participação do grupo da instituição de ensino, assinada pelo responsável, (ex: diretor ou vice-diretor da escola, chefe de departamento ou coordenador cultural) em papel timbrado da instituição;
  • declaração de freqüencia dos integrantes do grupo da instituição a que o grupo está vinculado;
  • autorização para uso de imagem dos integrantes do grupo em materiais de divulgação do FITE (MODELO EM ANEXO)
  • os participantes menores de 16 anos deverão enviar autorização dos pais ou responsáveis.

3.2 Os custos com tais declarações e correios ficará a cargo do grupo.

3.3 O FITE não se responsabiliza por custos com transporte, alimentação e estadia dos participantes.

3.4 O Festival disponibilizará os espaços, equipamento básico de luz e som.

3.5 Os grupos interestaduais e internacionais selecionados poderão receber uma ajuda de custos, acordada diretamente com a Comissão organizadora. Os valores podem variar, considerando a realidade financeira da Comissão Organizadora e as necessidades de cada grupo.

3.6 Os integrantes dos grupos poderão participar gratuitamente de uma das oficinas oferecidas.

3.7 A Comissão organizadora solicita que os grupos estejam presentes durante todo o período do Festival, participando das outras atividades de formação e integração. Todas as atividades propostas serão certificadas aos que obtiverem até 75% de presença.

3.8 Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público interessado. Em hipótese alguma haverá cobrança de ingressos.

3.9 O Festival não pagará cachê aos grupos participantes.


4. DA SELEÇÃO

4.1 A seleção será feita por uma Comissão composta por representantes das Instituições Realizadoras. As avaliações serão feitas com base nas informações do formulário de inscrição e no material enviado por e-mail. As decisões desta Comissão são soberanas, não cabendo recursos.

4.2 O resultado da seleção será divulgado no blog do FITE no dia 13 de julho, podendo ser prorrogada caso a Comissão necessite de mais tempo para avaliação.

4.3 Os grupos selecionados deverão encaminhar à Comissão Organizadora do Festival, até 20 de julho, via e-mail (contatofite@gmail.com) declaração de concordância/discordância em sua participação (MODELO EM ANEXO). Caso haja desistência após a divulgação da programação ou às vésperas do Festival, o grupo ficará impossibilitado de participar da próxima edição.

4.4 Serão selecionados trabalhos com duração entre 10 a 60 minutos.

5. DAS APRESENTAÇÕES

5.1 O FITE ocorre de 27 de agosto a 01 de setembro. As apresentações serão realizadas de 27 a 31 de agosto na Sala Alvaro Moreyra, Teatro de Câmara Túlio Piva e Teatro Renascença, ruas ou espaços alternativos, nos turnos da tarde e noite. No dia 01 de setembro será o encerramento do Festival com apresentação gratuita de um grupo profissional convidado pela organização do Festival.

5.2 Os grupos deverão adequar-se ao cronograma de montagem proposta pela comissão organizadora, sendo o grupo responsável pela montagem e desmontagem de seu material deixando o palco e condições de uso para o grupo que o sucederá.

5.3 Cada grupo deverá ter uma pessoa qualificada para operar luz e som integrante da ficha técnica.

5.4 No caso de danos a equipamentos ou espaços usados o grupo é responsável pelo reembolso relativos ao conserto necessário.

5.5 Todas as apresentações serão gratuitas.

5.6 Os grupos deverão permanecer no local de sua apresentação até o término do turno para participar da sessão de análise realizada pelos professores/artistas convidados.

5.7 Toda alteração na ficha técnica deve ser imediatamente informada a Comissão Organizadora por escrito.

5.8 A Comissão de Organização poderá alterar datas, locais e horários de apresentações caso julgue necessário para melhor organização geral do Festival. Tais alterações serão comunicadas previamente aos grupos por e-mail cadastrado na inscrição.


6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 O Festival considera que os grupos inscritos estão cientes e de acordo com o presente regulamento.

6.2 Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora do FITE.


Porto Alegre, 12 de Junho de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

27 de agosto de 2012
O grande dia chegou.

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: